Visita técnica à Comusa em Novo Hamburgo
As Estações de Tratamento de Água (ETA's) têm a finalidade de transformar a água denominada bruta (sem tratamento e imprópria ao consumo humano) em água denominada potável (tratada e adequada ao consumo humano).
Nesse processo, a qualidade da água do manancial abastecedor exerce influência direta no tipo de tratamento a ser adotado pelas ETA's, a fim de que a mesma, ao final do processo, esteja dentro dos padrões de potabilidade adequados, conforme legislação específica.
Processo de Tratamento da Água
Para a captação da água bruta no Rio dos Sinos, duas bombas são as responsáveis por este processo.
Junto à elas está o gradeamento, que é a primeira unidade de uma estação, é implantado no canal com a finalidade de separar sólidos grosseiros como papel, restos de alimentos, pedaços de madeira, vidro, latas, materiais plásticos, etc.
Esta água percorre 7km para chegar à estação (45 minutos).
Na chegada é adicionado o tanino (produto orgânico), o sulfloque (floculante principal) que é a base de poliamidas e o tanfloque, juntamente com o dióxido de cloro para a pré-coloração.
A turbidez da água bruta fica entre 13 e 17. Depois de uma chuva ela varia entre 230 e 250, e o normal fica em 0,30. Para manter este padrão aumenta-se até 3X mais a adição do cloro e a do floculante, ou diminui-se a dosagem do tanino, pois esta turbidez pode variar na bruta, mas na floculada não. Esta etapa é denominada coagulação.
*Figura 1.0 - Entrada da água bruta na ETA. Este dispositivo é um dos mais comuns para canais de escoamento abertos, medindo a vazão máxima ou de pico (Calha Parshall).
*Figura 1.1 - Produto orgânico (tanino) sendo adicionado na água bruta.
A vazão é de aproximadamente 60.000m3/dia. Aproximadamente 730L/s. Sendo apenas um ponto de captação com duas bombas.
Logo após esta água descer bruta, receber os produtos para formar os coágulos (partículas eletricamente desestabilizadas, ela passa nos tanques de floculação.
Neste processo formam-se particulas maiores denominadas flocos que são removidos por decantação (ou flotação). No floculador a água chega a zero de oxigênio. Por isso quando passa de um tanque ao outro, um é por cima e outro por baixo, este movimento faz a água oxigenar, e em cada um destes tanques existe uma tábua para misturar bem os produtos.
* Figura 2.0 - Tanque de floculação. A água fica aproximadamente 30 minutos. Passando para os tanques de decantação.
Na decantação os flocos formados nos floculadores são obrigados, sob a ação da gravidade, a se depositarem (sedimentarem) no fundo dos tanques decantadores. Neste processo a água clarificada fica por 1hora e 30 minutos, onde formará o lodo. A retirada dele é a cada 21 dias. O processo é feito apenas em sábado à noite, pois é o melhor dia para a limpeza. Este lodo é jatiado do decantador com água e lançado em um arroio.
* Figura 3.0 - Tanques de decantação.
A cada 20 minutos é feito a aeração. Do decantador vai para o filtro, onde ficam camadas alternadas de areia e carvão para remover os flocos mais finos e leves e onde recebe o cloro.
* Figura 4.0 - Tanques de filtração.
Após a etapa de filtração, a água está clarificada e livre de impurezas. No entanto, apesar de parecer limpa a água ainda apresenta microorganismos que podem causar várias doenças. Na camara de mistura são colocados os desinfectantes como o dióxido de cloro (gás), ácido clorídrico, água e cloreto de sódio. Além do ácido fluossilícico para a ionização do fluor.
* Figura 5.0 - Sistemas de geração de dióxido de cloro da ETA ( Camara de mistura ).
No laboratório de análises é coletada amostras da água bruta, floculada, decantada, tratada e a final. A coleta nos filtros de turbidez, pH e cor.
A cada hora a técnica química coleta amostras de cloro livre ( 0,8 e 1,02ppms ), água bruta, floculação e fluor.
E a cada duas horas é coletado o pH.
Todo o processo da água até sua finalização é de aproximadamente 3 horas.
Gostei muito sobre a parada da economia e que não é utilizado o sulfato de alumínio.
Mas por outro lado existe uma área enorme onde fica a estação compacta que não é utilizada.
* Figura 6.0 - Estação Compacta.
Agradeço à Comusa. Ao Sr. Paulo, a Caroline, ao Rafael e a Neusa, por proporcionar a esta turma uma tarde agradável ao lado de profissionais qualificados.
*Foto tirada nas dependências da Comusa de Novo Hamburgo.
Turma 07, Senai de Estância Velha. Aux. de ETE.
Fonte: www.comusa.com.br
Comentários
A MSX do Brasil é uma empresa que trabalha com o tratamento de água na cidade de Praia Grande SP.
Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.
http://www.msxdobrasil.com.br/servico/industrial/tratamento-de-agua/29-17