E
Estação de Tratamento de Ága (ETA)
Têm a finalidade de transformar a água denominada bruta (sem tratamento e imprópria ao consumo humano) em água denominada potável (tratada e adequada ao consumo humano).
Nesse processo, a qualidade da água do manancial abastecedor (rios ou represas) exerce influência direta no tipo de tratamento a ser adotado pelas ETA's, a fim de que a mesma, ao final do processo, esteja dentro dos padrões de potabilidade adequados, conforme legislação específica para suprir a demanda por água da população e das indústrias.
https://mundoeducacao.uol.com.br
F
Floculação (Tanque de floculação, Flóculos, Flocos)
É um dos primeiros processos dentro do tratamento de água (ETA). Devido ao processo químico utilizado formam-se flocos ou flóculos os quais carregam a sujeira que veio com a água das represas e rios. Estas sujeiras são chamadas de partículas coloidais que medem entre 1nm e 1000nm, as quais não afundam por serem menores do que grãos de areia. Estas partículas sofrem uma aglutinação ou "grudam" formando os flocos.
M
Manancial abastecedor
É a fonte de onde se retira a água para suprir a população local. Se houver mais de um manancial, é feita a escolha considerando-se: a quantidade, a qualidade e o aspecto econômico, pois nem sempre o que custa inicialmente menos é o que convém, já que o custo maior pode implicar em custo de operação e manutenção menor. Também deve-se levar em consideração o consumo atual provável, a previsão de crescimento da comunidade e a capacidade ou não de o manancial satisfazer a este consumo. Os mananciais que existem são: superficiais (rios e lagos), subterrâneos (fontes naturais, galerias filtrantes, poços) e águas pluviais (superfícies preparadas). Embora os mananciais de superfície pareçam de mais fácil utilização, as águas subterrâneas são aproveitadas desde a antiguidade.
IT 179 - Saneamento Básico, Agosto/2007 - Guimarães, Carvalho e Silva.